Vereador quer substituição de quadro negro por lousa branca nas escolas do Município

11/06/2019 11h24 - Por: Eli Cardoso

 

Nesta segunda-feira (10) o vereador Pedro Aparecido Rosário (MDB), por meio de requerimento solicitou ao Executivo Municipal, a substituição das lousas tradicionais (quadro negro) das escolas municipais, por quadros brancos que utilizam canetas à base de água.

Vereador destaca a necessidade da mudança pelo fato de que o giz utilizado pelos professores para escrever tem causado inúmeros problemas de saúde nesses profissionais. O pó de giz possui componentes alergênicos que podem sensibilizar quem possui predisposições a alergias respiratórias, como por exemplo, rinite alérgica. O contato do pó com a boca e o nariz pode acentuar qualquer processo alérgico e provocar sintomas como a coceira na garganta, que os professores normalmente reclamam. O sulfato de cálcio hepta-hidratado presente na composição do giz agride bastante a mucosa nasal e as cordas vocais e com isso o pó de giz provoca reações em pessoas já alérgicas a ácaros, poeira, ou que sofrem de rinite, por exemplo, além de um gradual processo irritativo no nariz, acompanhado ou não de secura na mão.

A solução é a substituição dos quadros negros por lousas brancas, em que o giz dá lugar à caneta. A utilização afeta menos a saúde, pois não espalhado pó no ar. Além disso, as canetas são mais fáceis de manusear e seu apagador é mais leve – o quadro branco é mais fácil para se limpar. Mais que isso: a lousa branca permite que o aluno enxergue melhor o que o professor escreveu, facilitando até mesmo as projeções de imagens.

O vereador finaliza dizendo que a mudança será de grande valia para o professor, melhorando suas condições de trabalho. Diante do exposto, pede empenho do Executivo para atendimento do presente requerimento.