Primeiro curso de mergulho em caverna realizado pelo CBMMS acontece em Bonito.

 

Na tarde de segunda-feira, 2 de agosto, os Vereadores Toquinho da Rádio, Jhonatan Marques e André Luiz participaram da cerimônia que deu início oficial ao curso Cave Diver (Mergulhador de Cavernas). O curso, está sendo promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. Seis bombeiros militares (sendo quatro do MS e dois do Espírito Santo) participam deste treinamento.

O mergulho em caverna é considerado uma das atividades mais perigosas do mundo. A viabilização deste curso inédito no Brasil por corporações bombeiro militar nos traz segurança, haja visto que em nosso município essa prática está inserida no turismo de aventura.

"Os alunos ficarão duas semanas, quase sem descanso, sem dias de folga, farão muita força carregando uma enorme quantidade de equipamentos para as belas, mas ermas cavernas da região. Passarão frio nas descompressões e descansarão carregando os cilindros de gás, mas terão a instrução mais técnica e segura que poderemos proporcionar", destacou o instrutor do curso, major Ronaldo Cezar Possato Venâncio, da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

"O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul deve estar apto a atuar em uma emergência envolvendo essa modalidade de mergulho. Pensando nessa possibilidade de demanda, é que estamos realizando essa atividade", destacou o comandante-geral do CBMMS, Coronel Hugo Djan Leite.

"Esse curso será fundamental para termos militares especializados em mergulho em caverna para que estejam aptos a atender qualquer tipo de sinistro em Bonito e região. Gostaria de agradecer a parceria e atenção que o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul tem com a nossa cidade", destacou o Prefeito Josmail Rodrigues.