15/04/2019 12h09 - Por: Eli Cardoso
Atendendo ao pedido da vereadora Luísa Aparecida Cavalheiro de Lima (PROS) através do ofício nº 036/2019 do dia 13 de março de 2019, o Corpo de Bombeiros realizou na última sexta-feira (12) uma palestra e treinamento prático, sobre prevenção e combate a incêndios, para os servidores e vereadores da Câmara Municipal.
A palestra foi ministrada pelo subtenente Adriano da Guia Ramos Leite (Da Guia), do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Jardim (2º SGBM), que integra a equipe do Corpo de Bombeiros do Aeroporto Regional de Bonito.
Durante o treinamento foram apresentadas as principais causas que geram os focos de incêndios, que são classificados em quatro classes:
Classe A: Fogo em material combustível sólido. Exemplo: Papel, Madeira, Tecidos, Fibras, etc.
Classe B: Fogo em gases, líquidos e pastas inflamáveis. Exemplo: Óleos, Gasolina, GLP, Thinner, Álcool, Cera, etc.
Classe C: Fogo em equipamentos elétricos (ligados). Exemplo: Computador, Motores, Painéis, etc.
Classe D: Fogo em metais pirofóricos. Exemplo: Magnésio, Potássio, Alumínio em pó, etc.
O Subtenente "Da Guia" ensinou como podem ser prevenidos os focos de incêndio e também a forma correta de uso dos extintores, conforme destacada a baixo:
Água (H2O) - É indicado para incêndios da classe A. Seu princípio de extinção é por resfriamento e age em materiais como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos e fibras orgânicas. É proibido o seu uso para incêndios de classe B e C.
Gás Carbônico (CO2) - É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.
Pó Químico B/C - É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção é por meio de reações químicas.
Pó Químico A/B/C - É indicado para incêndios da classe A, B e C. Seu princípio de extinção é por meio de reações químicas e abafamento (para incêndios da classe A) e pode ser usado para a contenção de fogo de praticamente qualquer natureza.
Espuma mecânica - É indicado para incêndios da classe A e B e seu uso é proibido para incêndios de classe C. Seu princípio de extinção é por meio de abafamento e resfriamento.